10 Dicas Extraordinárias para os Idosos no Frio

Gostou desse artigo? Compartilhe..

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no tumblr
Compartilhar no telegram

O inverno chegou e os cuidados com os idosos devem aumentar, pois com a queda da temperatura a imunidade costuma diminuir.

10 Dicas Extraordinárias

🥶 Frio x Idosos 🥶

Idosos e o frio

01 Roupas.

Use roupas mais quentes como agasalhos de tecidos que bloqueiem o ar. Abuse dos bonés, toucas, meias e mantas. Quando for descansar use cobertores que retenham o calor, pois a temperatura do corpo diminui no descanso.

Retirar as cobertas e agasalhos do guarda-roupa, lavando-os ou, pelo menos, deixando-as expostas ao sol para limpar dos ácaros e fungos que se depositam nos tecidos por terem ficado meses guardados. Sacudir as roupas a fim de retirar insetos ou aranhas que possam estar no meio das roupas.

02 Alimentação.

As sopas são ótimas opções. Elas podem ser feitas com mandioquinha, tomate, abóbora, batata, cenoura, beterraba, brócolis e muitos outros legumes. Caldos de carne bovina, frango e ovo também são bem-vindos. Bebidas quentes como chás, chocolates e cafés, para quem não tem nenhuma restrição, sendo alternativas para esquentar o corpo. Não esqueça dos sucos naturais fontes de vitamina C. Faça com água sem ser gelada, mas não deixe de tomar.

03 Beba Água.

Sim. Isso mesmo! Mesmo no frio mantenha a quantidade de água. O mínimo do mínimo são 1,5 a 2 litros de água por dia. No inverno, por causa do frio, muita gente consome menos líquido, o que pode ser prejudicial à saúde. Chás naturais quentes ajudam e esquentam. Consulte seu nutricionista ou nutrólogo.

04 E o banho?

Na hora que o idoso for tomar banho, o ideal é sempre se lembrar de fechar as janelas. Bloquear a circulação de vento frio ajuda a manter a temperatura do corpo e evita resfriados. Além disso, a ducha deve ser rápida e em temperatura amena, para não desidratar a pele.

Um dia sem banho não mata. Pode ser substituído pela higiene íntima.

05 Pressão Arterial e Coração.

Monitorar a pressão arterial. No inverno a pressão tende a ficar mais alta, podendo ser necessário ajuste na dose dos remédios.

Atenção redobrada ao coração. Existe maior risco de infarto no frio. Sinais de dor no peito, ou de desconforto no tórax procurar imediatamente um setor de pronto atendimento para avaliação.

06 Sim para o exercício físico no frio.

É muito importante manter atividade física no inverno. Preferir horários em que a temperatura esteja mais quente. Se for ao ar livre, fazer sob a luz solar. Manter hidratação durante a realização da atividade física. Utilizar tênis adequado e roupas adequadas para a prática do exercício físico. Fazer alongamento antes e após o treino.

Atividade física no frio ajuda a saúde cardiovascular, mas também porque produz calor e ajuda a manter a temperatura corporal. Para manter a atividade física, faça exercício em casa, subindo e descendo escadas, caminhando no corredor, esteira ou adquirindo uma mini bicicleta ergonômica, por exemplo. Outra opção é fazer exercícios de alongamento com orientação de professores de educação física ou fisioterapeutas;

07 Atenção com a pele e lábios.

Hidratação é a palavra-chave e vale tanto para os lábios quanto para a pele do rosto e do corpo. Alguns produtos tópicos além de hidratarem, protegem e restauram a pele durante o inverno. Dentre os ativos mais recomendados pelos dermatologistas estão o pantenol, a manteiga de karité, os lipídios, a glicerina, a vitamina E, a ureia e, claro, os antioxidantes. Sabonetes mais suaves e hidratantes corporais reforçam os cuidados. Já para os lábios, existem protetores labiais e hidratantes específicos.

08 Onde está o sol?

Reposição de vitamina D pela falta de exposição ao sol deve ser orientada por nutricionistas ou médico assistente. Outras fontes de obtenção do nutriente são peixes como atum, sardinha e salmão. Gema de ovos, bifes de fígado e cogumelos também são ricos em vitaminas.

09 Vacinas.

A vacinação contra as infeções respiratórias é primordial, em particular para os idosos portadores de doenças crónicas. As vacinas da gripe, pneumonia e tuberculose são as mais recomendadas e ajudam o sistema imunitário a criar resistência a estas infeções. A vacina contra gripe deve ser tomada anualmente, pois os vírus, geralmente, sofrem mutações, exigindo que a vacinação se adeque para garantir a eficácia da imunização.

10 Como fica minha casa?

Arejar a casa diariamente. Apesar do frio, a casa precisa ter seu ar renovado diariamente. Abra portas, janelas e armários, de preferência nos momentos em que haja luz solar. Evite mofos. Isto previne transmissão de doenças do inverno. Não fique no frio, abra um cômodo e fique em outro que esteja mais quente.

Evitar mudanças bruscas de temperaturas entre os ambientes. Se for tomar banho quente, aqueça previamente o banheiro e o ambiente em que estará após o banho, evitando choques térmicos.

Coloque na cabeça.

Busque ajuda médica se o idoso apresentar sintomas de confusão mental e calafrios ou dificuldades respiratórias;

Política de uso

A reprodução de matérias, fotografias e imagens é livre mediante a citação do site “Estratégias do Alzheimer http://estrategiasdoalzheimer.com.br/”, bem como, dos autores do texto, das fotos e imagens. 

Deixe seu comentário construtivo...

Leia Mais

Fé-em-Deus-20-1
Fé em Deus
Marcelo Godinho

Fé em Deus 20 – Ética

🙏 Fé em Deus – Série 20 🙏 Que Deus me permita,  manter a ética,  mesmo sabendo que,  poderei ver de forma injusta a posição

Leia Mais »
Calendário
Estratégias Ocupacionais
Marcelo Godinho

Estratégia do Calendário

Calendário Estratégico. Estratégias do Calendário. Essa é uma Estratégia muito simples e muito bacana para ser feita com nossos amados idosos especialmente os que tem

Leia Mais »

Se Inscreva!

Deixe uma Mensagem.

[contact-form-7 404 "Não encontrado"]