Inalação para Idosos com Alzheimer

Gostou desse artigo? Compartilhe..

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no tumblr
Compartilhar no telegram

Equipamentos, Dicas, Benefícios e Indicações.

Qual a diferença entre aparelhos inaladores e nebulizadores?

Nenhuma. São dois nomes diferentes para o mesmo equipamento. Aqui vamos chamar de inalador.

Qual a diferença entre os métodos de inalação e vaporização?

A vaporização não precisa de um aparelho específico para ser realizada, porque consiste apenas no aquecimento da água até a sua evaporação. O vapor formado será inalado e levado às vias aéreas para hidratá-las. Além de sua aplicação terapêutica, ela ajuda a reduzir, ou mesmo eliminar, odores no ambiente. Por exemplo, se você mora com alguém que fuma, fazer uma vaporização na casa pode ser uma boa ideia.

Geralmente, a inalação com soro fisiológico é feita com um compressor de ar ou oxigênio. A pressão formada dentro do aparelho é liberada por uma pequena abertura e forma uma nuvem de partículas em suspensão. A inalação é empregada como forma de tratamento, já que depende de um compressor ou ultrassom ao qual podem ser adicionados os remédios ao soro. Já a vaporização é mais simples e empregada como forma de prevenção.

Na prática, os dois métodos têm o mesmo objetivo: hidratar as vias aéreas e, se prescrito pelo médico, para administrar algum tipo de medicamento.

Uso do Inalador.

O inalador, também chamado de nebulizador, é um item essencial na vida de muitas pessoas, proporcionando uma maneira rápida para o corpo absorver um medicamento. A névoa produzida por um inalador chega rapidamente aos pulmões, então o uso desse aparelho é uma recomendação médica comum para muitos pacientes.
Inaladores podem ser usados por idosos e crianças, desde que haja orientação médica para o seu uso. Se esse é o seu caso ou o caso de algum familiar, nesse artigo você vai descobrir como escolher o inalador certo e algumas recomendações de aparelhos.

O que colocar dentro do inalador?

No inalador, é preciso colocar soro fisiológico ou água com sal, porque o ar atravessa sob pressão o reservatório e leva as gotinhas diretamente para o interior das vias aéreas. Se nos pulmões chegarem gotinhas de água com sal, tudo bem. Mas se chegar água pura, a tosse pode até aumentar.

Saúde e Inalação

Como funciona um Inalador?

O inalador é usado para converter medicamentos líquidos em uma névoa fina, de modo que essa névoa possa ser imediatamente absorvida pelo sistema respiratório e aliviar certas condições médicas como a asma e bronquite. Os inaladores usam oxigênio ou ar comprimido para vaporizar o medicamento líquido em minúsculas gotículas de aerossol. As gotículas de aerossol são uma mistura de partículas de gás e líquido.

O paciente inala as gotículas nas narinas ou na boca. A névoa fina é mais facilmente e prontamente absorvida pelo corpo, então o inalador permite o alívio imediato de muitas condições respiratórias.

Ao usar um inalador, a medicação é administrada através de uma máscara ou bocal. A quantidade recomendada pelo médico do medicamento líquido é colocada no reservatório do inalador, e um tubo compressor é conectado ao inalador em uma extremidade com a máscara ou bocal na outra.

A medicação é então entregue através do tubo e em uma máscara ou bocal usando compressão ou vibração para converter a medicação em uma névoa fina. O usuário respira profundamente e a medicação é inalada diretamente nos pulmões, proporcionando alívio das dificuldades respiratórias. O paciente deve usar o inalador pelo tempo que foi recomendado pelo médico, que geralmente varia de dez até trinta minutos.

Benefícios da inalação de vapor

Desde a antiguidade a inalação de vapor é reconhecida por seus benefícios terapêuticos, especialmente para a respiração. Além de ser um tratamento indicado por médicos para o alívio da asma, enfisema, bronquite, pneumonia, resfriados e muitas outras condições respiratórias, os inaladores trazem benefícios gerais que podem ser aproveitados por todos.

Benefícios para a respiração: Sua respiração será mais suave e limpa com a inalação de vapor, pois ele umedece as passagens de ar seco e afrouxa o muco que pode então ser expelido pelo corpo. Esse é o uso mais comum e mais popular para os inaladores.

Benefícios para a circulação: A inalação de vapor é boa para a circulação sanguínea do corpo. Com a temperatura mais alta causada pelo vapor que você inala, os vasos sanguíneos se dilatam, permitindo um fluxo sanguíneo mais fácil. Algumas pessoas obtiveram sucesso ao tratar enxaqueca e dor de cabeça com vapor.

Expectorante natural: O vapor, como expectorante natural, permite que suas secreções sejam limpas e lubrificantes, como devem ser. Isso é benéfico para sua garganta, pulmões e mucosas, que sempre precisam dessa proteção.

Tipos de inalador: Inalador por compressão e inalador ultrassônico.

Inalador por compressão:

O inalador de ar comprimido, também chamado de inalador pneumático ou mecânico, foi o primeiro que apareceu no mercado, e durante muito tempo foi a única opção disponível. Os inaladores que usam um compressor são os modelos mais comuns. Conhecido também como atomizadores, o compressor do nebulizador envia um jato de ar diretamente para a medicação líquida anexada, criando uma névoa fina e respirável. São mais baratos, porém mais pesados e mais barulhentos que os modelos ultrassônicos.

Inalador de pressão
Inalador ultrassônico:

Um inalador de ondas ultrassônicas usa vibrações de alta frequência para vaporizar o medicamento. Eles são naturalmente mais silenciosos e leves que os de compressão, apesar de serem mais caros. Outra vantagem desse inalador é que ele pode ser usado em qualquer posição que o paciente esteja inclusive deitado. Porém, ele apresenta uma grande desvantagem. Não se pode utilizar no inalador ultrassônico medicamentos do tipo corticoide, muito utilizados para evitar crises de asma. Esses medicamentos perdem a eficácia quando utilizados no aparelho ultrassônico.

Inalador

Quais são as indicações?

Diversos problemas de saúde e doenças podem ser tratadas ou ter os sintomas minimizados com a inalação. Veja a seguir alguns deles: (O médico sempre deve ser consultado para avaliação)

Asma

O portador da asma fica com as vias aéreas inflamadas e, como consequência, há formação de edema e produção de muco, dificultando a passagem do ar. Tanto a inalação com soro fisiológico e medicamentos quanto a vaporização conseguem deixar o muco mais fluido e facilitar a entrada e, principalmente, a saída do ar.

Bronquite

Pelo nome, é possível perceber que a bronquite é uma inflamação nos brônquios e, aqui, seguimos com o mesmo raciocínio do asmático. Os brônquios inflamados causam edema que, por sua vez, promove o estreitamento da via aérea

Enfisema pulmonar

O enfisema pulmonar é um tipo de DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) e tem como principal causa a ação de poluentes químicos (presentes especialmente no cigarro, com 80% dos casos, e que danifica os alvéolos – local no qual ocorrem as trocas gasosas.

A partir daí, o mecanismo é o mesmo: ocorre a inflamação do alvéolo, formação de edema e, consequentemente, dificuldade nas trocas gasosas, prejudicando todo o corpo. A inalação com soro fisiológico e a vaporização ajudam na eliminação do muco e na resolução do processo inflamatório.

Sinusites

Também causada por uma inflamação nas vias nasais, essa condição pode ser o resultado de um resfriado ou mesmo um processo alérgico. Um dos sinais aparentes é a congestão nasal, além de outros sintomas, como a dor de cabeça. Nesse caso, o uso da inalação pode ajudar a resolver o problema de forma mais rápida. Há também a sinusite crônica, que pode durar semanas e, nesse caso, há um processo infeccioso em ação. Aqui, o tratamento precisa ser feito com a ajuda de antibióticos e acompanhamento médico.

Alergias

Um tipo de alergia que afeta diversas pessoas é a rinite. Ela causa olhos lacrimejantes, nariz congestionado, espirros, entre outros sinais e sintomas. O problema é facilmente controlado, e o uso dos inaladores e vaporizadores com algumas medicações pode ajudar de forma significativa. e acompanhamento médico.

Esses recursos ajudam a hidratar e desobstruir as vias respiratórias, fluidificar as secreções, diminuir o muco e facilitar a respiração, assim como melhoram os sintomas de gripes, resfriados e alergias.

Quando prescritos por um médico, são vias de administração medicamentosa. A ingestão de remédios pela inalação com soro fisiológico leva o medicamento diretamente até os alvéolos, no pulmão. Como essas estruturas têm vasta irrigação sanguínea, a absorção é muito rápida, favorecendo o tempo da resposta orgânica.

Idealmente, a inalação deve ser feita de 2 a 3 vezes ao dia, por, aproximadamente, 15 a 20 minutos e, de preferência, pela manhã e antes de dormir.

Manutenção do Inalador

A esterilização e a limpeza dos componentes do inalador, especialmente a máscara, bocal, copinho e mangueira são muito importantes para garantir que os usuários obtenham o máximo de seus produtos enquanto recebem o melhor nível de tratamento. Siga as orientações do fabricante sobre como armazenar itens entre os usos. Você pode limpá-los com água quente ou deixar de molho com sabão neutro por 30 minutos. Não se esqueça de secar todos os itens completamente antes de guardá-los.

Embora as partes do inalador sejam criadas para durar muito tempo, os indivíduos devem sempre substituir os bocais, mangueiras ou peças de alto contato que estejam desgastadas, dobradas, descoloridas ou rachadas de alguma forma.

Sugestão: quando forem necessárias peças de substituição, certifique-se de que as comprou ao mesmo fabricante ou de uma pessoa que produz peças compatíveis com a sua unidade inaladora!

"Como referência comprei em Janeiro de 2020 um inalador ultrassônico para minha mãe, para tentar diminuir a ocorrência de sinusites. Fiquei bem satisfeito com a simplicidade de uso e aguardo bons resultados."

Marcelo Godinho

Política de uso

A reprodução de matérias, fotografias e imagens é livre mediante a citação do site “Estratégias do Alzheimer http://estrategiasdoalzheimer.com.br/”, bem como, dos autores do texto, das fotos e imagens. 

Deixe seu comentário construtivo...

Leia Mais

Fato ou Fake
Fato ou Fake
Marcelo Godinho

Fato ou Fake Coronavírus COVID-19

👍🏼 FATO OU FAKE 👎🏼 TESTE SEU CONHECIMENTO As informações são verdadeiras (FATO)ou Falsas (FAKE)? Clique aqui EXCELENTE! Informação de qualidade é sempre bem vinda. 

Leia Mais »
Música
Música
Marcelo Godinho

Música 1 – É Circular

🎵 MÚSICA 🎶 É Circular Cíclico e circular. A beleza desta canção, faz refletir que tudo tem início meio e fim. Tudo é cíclico no

Leia Mais »

Se Inscreva!

Deixe uma Mensagem.

[contact-form-7 id="654" title="Formulário de contato 1"]