O Impacto Financeiro da Doença de Alzheimer na Família

Gostou desse artigo? Compartilhe..

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no tumblr
Compartilhar no telegram

Estrategista Escritora Voluntária: Eliz Sapucaia

Olá a todos, essa a primeira vez que apareço por aqui, então para ser bem educada vou me apresentar brevemente e sobre o que pretendo falar, semanalmente, se o dia a dia permitir. Vamos então do começo…,

"Sou Eliz Sapucaia, economista e psicóloga, não necessariamente nessa ordem e meu intuito aqui é falar um pouco do impacto financeiro da doença de Alzheimer na renda familiar e sobre o cuidado com o cuidador."

Seguindo essa linha hoje começo trazendo um olhar para como a renda familiar é modificada após a descoberta da doença de Alzheimer em um ente. Segundo Gutierriz (2014), no Brasil não possuímos dados evidentes de como as famílias são impactadas financeiramente, entretanto estudos internacionais apontam que o maior impacto é com o cuidador, seja ele contratado, quadro que retrata a minoria dada a realidade brasileira ou quando esse cuidador é o membro da família, recorte da realidade do nosso país.

Economia-1

Ao afirmamos que o impacto financeiro é com o cuidador, seja ele um ente da família ou não, falamos da hora salário remunerada ou não remunerada, quando o mesmo é um ente da família. Nesse último caso estamos voltando o olhar para a necessidade desse ser que cuida, para que o mesmo mantenha a sua integridade física e psíquica, não sofrendo da síndrome de bournout, causada pelo desgaste com o trabalho, visto que em geral a sua jornada de trabalho tende a ser maior.

Como solução para tais quadros o texto menciona, as casas de atendimento, cuja pessoa acomedida pelo Alzheimer passa o dia, recebendo os estímulos necessários para retardar o avanço, confesso que pelo que compreendi existem poucos centros de referência para tal tipo de atendimento no país e com isso deixo aqui registrado que esse será o tópico da próxima semana.

Até lá sintam-se à vontade para entrar em contato com sugestões, dúvidas, críticas construtivas ou qualquer outra questão.

Abraços,

Eliz Sapucaia

FONTES:

Texto:  Eliz Sapucaia

Site: Estratégias do Alzheimer

Imagem de capa:  Foto de Pixabay

Imagem do Texto:  Foto de stevepb

Deixe seu comentário construtivo...

Leia Mais

Capa do treino Cognitivo
Treino Cognitivo
Marcelo Godinho

Treino Cognitivo – Banheiro 1

💪🧠 Treino 🧠💪 Cognitivo Semanal Vamos treinar o cérebro com muita força, fé e amor!!! Banheiro 1   Instruções: reúna a família em um local

Leia Mais »

Se Inscreva!

Deixe uma Mensagem.

[contact-form-7 id="654" title="Formulário de contato 1"]