5 Dicas Para o Fim de Ano – Alzheimer

Gostou desse artigo? Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no tumblr
Compartilhar no telegram

Ideias de Amor e Carinho

1. Mantenha as tradições familiares com ajustes

É muito bom cultivar tradições familiares nas festas de Natal e Ano novo. Lembramos de muitas coisas boas.  Comidas especiais, particularidades que nossa família faz, músicas, abrir os presentes de natal, amigo secreto (Tem quem odeie!) e as piadinhas que aquele tio todo ano conta. Da mesma forma é com o idoso que tenha demência. As pessoas com demência se beneficiam de um ambiente estável e previsível que privilegie comportamentos automáticos históricos e desperte memórias repetidas.

Apenas preste atenção, para orientar aquele parente desavisado, que não tem convívio próximo, para não ficar colocando pressão com as frases horríveis do tipo: Está lembrada de mim?  Lembra da vizinha da tia da prima? Era você que fazia! As memórias históricas mesmo que não citadas ou confirmadas verbalmente envolvem com um ar de afago e carinho. Lembre-se!  Boas Lembranças!

2. Onde fazer as festas

Uma boa opção quando a família é grande e temos uma pessoa com demência na família é usar o salão de festas do próprio prédio. Reserve com antecedência. Leve o idoso e se ocorrer qualquer evento desestabilizador ou mesmo se ficar cansado, volte para o apartamento, retome o equilíbrio e volte para festa quantas vezes necessário.

No caso de reuniões em casa vou acrescentar mais cuidados mais cuidados.  Caso seja a casa do idoso, não usar som muito alto e nem excesso de luzes pisca-pisca. Algumas pessoas com demência reagem mal à confusão e ao excesso de estimulação.

Evite lugares muito distantes da residência da pessoa com demência. Grandes deslocamentos trazem outros desconfortos. Se a presença de muitas pessoas for uma fonte de agitação para a pessoa com demência, poderá ser necessário fazer uma celebração mais intimista.

Feliz Ano Novo

3. Boa Comunicação é fundamental

É fundamental promover uma comunicação adequada entre a pessoa com demência e os restantes familiares, de modo a evitar manifestações comportamentais como a irritabilidade e a agitação. Fale devagar, construa frases simples, com poucas palavras e não muito compridas e nem complexas de linguajar. Dê tempo à pessoa para responder (não tenha medo do silêncio!). Evite ter mais do que uma pessoa a falar ao mesmo tempo. Muitas vezes para sair de uma situação desconfortável ou que seja agressiva sob o ponto de vista da pessoa com demência a clássica frase é usada…, “Quero ir para minha casa”

4. Segurança em primeiro lugar

Assegure-se de que os elementos decorativos não representam um perigo para a pessoa com demência. Objetos inflamáveis exigem uma monitorização constante; as facas de cozinha devem ser mantidas fora do alcance da pessoa com demência; a árvore de natal e os objetos de parede devem estar bem fixos para que não haja risco de caírem em cima da pessoa. Em adicional leia a publicação sobre “como evitar quedas nos idosos” 

5. Interagindo com alegria

Faça participar. Misturar massas, enfeitar bolos, abrir presentes ou fazer pequenas tarefas nas festas. Pode-se também, ler uma história de Natal, ver álbum de fotos, assistir um filme favorito ou cantar canções conhecidas. A alegria do ano novo deve estar presente. Melhor focar mais na tarefa do que no resultado e usar o reforço positivo ao fim de casa atividade, independente do resultado. “Muito bem!!!” “Ficou excelente!” Exagere, não custa e os resultados são muito bons. “Parabéns é o melhor do mundo!”

Feliz Ano Novo!

Política de uso

A reprodução de matérias, fotografias e imagens é livre mediante a citação do site “Estratégias do Alzheimer https://estrategiasdoalzheimer.com.br/”, bem como, dos autores do texto, das fotos e imagens. 

Deixe seu comentário construtivo...

Leia Mais

Uma emocionante mensagem motivacional
Motivação
Marcelo Godinho

Uma Emocionante Mensagem Positiva!

Linda mensagem motivacional!!! Para você que busca inspiração, no meio de tantas notícias negativas, uma mensagem muito bonita de esperança e fé. É muito importante

Leia Mais »

Se Inscreva!

Deixe uma Mensagem.

[contact-form-7 id="654" title="Formulário de contato 1"]