🌿 Alimentação Saudável para Idosos🌿
A alimentação saudável é muito importante para fortalecer os músculos e repor todos os nutrientes necessários para manter a saúde. Confira tudo o que você precisa saber sobre alimentação saudável para idosos, os melhores e piores alimentos.
Envelhecer é um processo natural de todo ser vivo, assim como se alimentar de maneira saudável é extremamente necessário. A alimentação saudável deve fazer parte de toda a vida, desde a infância até a maior idade.
Acima de tudo quando se é idoso, já que com o decorrer do tempo os ossos se desgastam, as células enfraquecem e os músculos perdem força. Além disso é preciso ter cuidado com os alimentos que os idosos consomem.
Veja quais são os melhores e piores alimentos para incluir na refeição de um idoso.
Melhores alimentos:
Inclua no cardápio alimentos naturais, ricos em fibras e em ômega 3. As refeições devem ser ricas em frutas, verduras e legumes. Pode-se incluir também na alimentação para idosos suplementos alimentares que auxiliam na manutenção da saúde muscular. Como resultado evita a perda de massa natural da idade.
Alguns exemplos de alimentos saudáveis são:
- Ovos (Segundo melhor alimento do mundo);
- Farelo de aveia;
- Arroz integral;
- Feijão;
- Maçã;
- Pera;
- Melancia;
- Goiaba;
- Abacate;
- Uva;
- Kiwi;
- Tangerina;
- Alho;
- Cebola;
- Batata;
- Batata doce;
- Abobora;
- Acelga;
- Beterraba;
- Cenoura;
- Tomate;
- Repolho;
- Chuchu;
- Couve-flor;
- Berinjela;
- Grão de bico;
- Ervilha;
- Lentilha;
- Carnes magras;
- Frango;
- Peixe, como por exemplo a sardinha;
- Brócolis;
- Espinafre;
- Linhaça;
- Soja;
- Louro;
- Salsinha;
- Cebolinha;
- Coentro e
- Castanhas.
Piores alimentos:
Alguns alimentos podem ser prejudiciais a saúde, principalmente quando em excesso. Se tratando da alimentação de idosos é preciso ter ainda mais cuidado com esses alimentos.
Alguns exemplos de piores alimentos para idosos são:
- Alimentos processados, como por exemplo salsicha, mortadela, presunto;
- Além disso o sal e o açúcar em excesso;
- Refrigerante;
- Sucos industrializados;
- Óleo em excesso;
- Macarrão instantâneo;
- Sopas prontas;
- Tempero pronto;
- Biscoito recheado e
- Bolos industrializados.
Substitua o sal por ervas frescas e temperos naturais, além disso prefira os sucos naturais e evite adicionar muito açúcar. Se possível inclua preferencialmente os sucos naturais sem adoçar. No entanto se não conseguir consumir sem açúcar utilize poucas quantidades ou opte por adoçantes mais naturais.
Água faz parte da alimentação saudável para idosos
Além de uma alimentação rica em fibras, proteínas, cálcio e potássio. A água também faz parte. O corpo deve sempre está hidratado para manter o corpo e todos os órgãos funcionando bem.
Alguns benefícios da água são:
- Controla a pressão sanguínea;
- Melhora a memória;
- Limpa o organismo;
- Regula o intestino;
- Aumenta a imunidade;
- Melhora a qualidade do sono e
- Aumenta a disposição.
Portanto beba pequenas quantidades de água durante o dia para manter o corpo sempre hidratado. Tenha sempre ao seu alcance um copo d’agua ou uma garrafinha com água para levar para rua.
Conclusão
Para manter o corpo saudável, fortalecer os ossos, músculos e células inclua na sua alimentação frutas, legumes e verduras. Consuma bastante água durante o dia.
Além disso faça refeições sempre variadas e inclua alimentos ricos em fibras, cálcio, potássio e nutrientes. Acima de tudo evite alimentos industrializados e processados. Evite também o excesso de açúcar, óleo, açúcar e temperos prontos.
Para finalizar os suplementos alimentares também podem fazer parte da alimentação saudável.
Em caso de dúvidas sobre alimentação procure sempre um especialista para recomendar a melhor opção para o seu organismo. Pode ser um médico nutrólogo ou um nutricionista.
Política de uso
A reprodução de matérias, fotografias e imagens é livre mediante a citação do site “Estratégias do Alzheimer https://estrategiasdoalzheimer.com.br/”, bem como, dos autores do texto, das fotos e imagens.