Quem já teve dificuldades de coletar urina de um paciente com Alzheimer vai gostar muito da estratégia. Particularmente se for mulher.
🚺 Estratégia para coleta de urina 🚽
1. No Homem
No homem é bem mais simples, xixi direto no potinho coletor ou no penico esterilizado.
2. Na mulher
No caso da mulher o grau de dificuldade aumenta bastante. Primeiro pelo fato de ter sentar-se no vaso para fazer o xixi e em segundo que, por vezes a própria pessoa não consegue fazer a coleta com o coletor plástico.
Quem tem um familiar com Alzheimer do sexo feminino vai entender bem o que vou explicar.
3. Coletor e tubos do exame de urina
Aparentemente uma coleta de xixi para o exame urina: EAS- Rotina de urina e Urocultura é bem simples. Se faz o xixi em um recipiente esterilizado, pote coletor, coloca o líquido nos tubos de exame e entrega no laboratório.
Como a paciente com Alzheimer, dependendo da fase da doença, não tem muito controle urinário a simples tarefa da coleta já se transforma em um pequeno pesadelo.
Muitas vezes quando íamos fazer a coleta de urina na mamãe ela simplesmente não fazia xixi. Possivelmente porque estávamos olhando, ou por ver o coletor de plástico que não é usual no seu dia a dia.
Outras vezes sentada no vaso eu ou a cuidadora tentávamos com a mão colocar o coletor entre suas pernas para pegar o xixi e ela parava de urinar. Quando tirávamos a mão fazia xixi e quando colocávamos interrompia o jato.
Tenho certeza de que muitos passam por essa situação!!!
Depois da estratégia que criei nunca mais tivemos problemas na coleta.
4. Solução
É bem simples e inteligente. Em um penico plástico ou mesmo uma bacia coloco três potes coletores. O penico ou bacia não pode ser muito grande, para não ter que usar muitos potinhos. Coloco o penico com os potes flutuando no fundo do vaso sanitário. Não aviso e nem alerto a mamãe sobre a colocação dele no vaso. Deixo que levante a tampa do vaso, se sente e faça xixi normalmente.
Resultado: em todos os casos de coleta que fizemos nos últimos dois anos, 100% das coletas o xixi caiu e encheu um ou mais potinhos que estavam no penico. Veja foto na matéria.
A foto que ilustra a estratégia foi tirada recentemente. Observe que todos os potinhos coletores tinham urina. Uns mais e outros menos.
Alguns laboratórios já orientaram que a coleta poderia ser feita diretamente no penico ou bacia, desde que esterilizados, mas essa recomendação não foi consenso. Diante da possiblidade de alguma contaminação sempre coloco os potinhos dentro da vasilha e é sucesso absoluto com mais segurança.
FONTES:
Texto: Marcelo Godinho
Imagem de capa: Zorro4
Imagem coletor e tubos: Jason Taix
Imagem da estratégia: Marcelo Godinho
Site: Estratégias do Alzheimer
Política de uso
A reprodução de matérias, fotografias e imagens é livre mediante a citação do site “Estratégias do Alzheimer https://estrategiasdoalzheimer.com.br/”, bem como, dos autores do texto, das fotos e imagens.