Estratégias do Alzheimer – Coleta de Urina

Gostou desse artigo? Compartilhe..

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no tumblr
Compartilhar no telegram

Quem já teve dificuldades de coletar urina de um paciente com Alzheimer vai gostar muito da estratégia. Particularmente se for mulher.

🚺 Estratégia para coleta de urina 🚽

Exame de Urina

1. No Homem

No homem é bem mais simples, xixi direto no potinho coletor ou no penico esterilizado.

2. Na mulher

No caso da mulher o grau de dificuldade aumenta bastante. Primeiro pelo fato de ter sentar-se no vaso para fazer o xixi e em segundo que, por vezes a própria pessoa não consegue fazer a coleta com o coletor plástico.

Quem tem um familiar com Alzheimer do sexo feminino vai entender bem o que vou explicar.

3. Coletor e tubos do exame de urina

Coletor e Tudo do Exame de urina

Aparentemente uma coleta de xixi para o exame urina: EAS- Rotina de urina e Urocultura é bem simples. Se faz o xixi em um recipiente esterilizado, pote coletor, coloca o líquido nos tubos de exame e entrega no laboratório.

Como a paciente com Alzheimer, dependendo da fase da doença, não tem muito controle urinário a simples tarefa da coleta já se transforma em um pequeno pesadelo.

Muitas vezes quando íamos fazer a coleta de urina na mamãe ela simplesmente não fazia xixi. Possivelmente porque estávamos olhando, ou por ver o coletor de plástico que não é usual no seu dia a dia.

Outras vezes sentada no vaso eu ou a cuidadora tentávamos com a mão colocar o coletor entre suas pernas para pegar o xixi e ela parava de urinar. Quando tirávamos a mão fazia xixi e quando colocávamos interrompia o jato.

Tenho certeza de que muitos passam por essa situação!!!

Depois da estratégia que criei nunca mais tivemos problemas na coleta.

4. Solução

É bem simples e inteligente. Em um penico plástico ou mesmo uma bacia coloco três potes coletores. O penico ou bacia não pode ser muito grande, para não ter que usar muitos potinhos. Coloco o penico com os potes flutuando no fundo do vaso sanitário. Não aviso e nem alerto a mamãe sobre a colocação dele no vaso. Deixo que levante a tampa do vaso, se sente e faça xixi normalmente.

Resultado: em todos os casos de coleta que fizemos nos últimos dois anos, 100% das coletas o xixi caiu e encheu um ou mais potinhos que estavam no penico. Veja foto na matéria.

Exame de EAS e Urocultura

A foto que ilustra a estratégia foi tirada recentemente. Observe que todos os potinhos coletores tinham urina. Uns mais e outros menos. 

Alguns laboratórios já orientaram que a coleta poderia ser feita diretamente no penico ou bacia, desde que esterilizados, mas essa recomendação não foi consenso. Diante da possiblidade de alguma contaminação sempre coloco os potinhos dentro da vasilha e é sucesso absoluto com mais segurança.

FONTES:

Texto: Marcelo Godinho

Imagem de capa: Zorro4

Imagem coletor e tubos: Jason Taix 

Imagem da estratégia: Marcelo Godinho

Site: Estratégias do Alzheimer

Política de uso

A reprodução de matérias, fotografias e imagens é livre mediante a citação do site “Estratégias do Alzheimer https://estrategiasdoalzheimer.com.br/”, bem como, dos autores do texto, das fotos e imagens. 

Deixe seu comentário construtivo...

Leia Mais

Treino Cognitivo - Animais 2
Treino Cognitivo
Marcelo Godinho

Treino Cognitivo – Animais 2

💪🧠 Treino 🧠💪 Cognitivo Semanal 🐰 Animais 2 🐍   Um desenho bem estranho. Alguns aminais escondidos.  Escreva o nome dos animais que consegue achar

Leia Mais »
Otimismo Bom Humor e Empatia
Motivação
Marcelo Godinho

Otimismo, Bom Humor e Empatia

✈ Emocionante ✈ Um Depoimento Motivador “Nunca se dê por vencido, porque quando você pensa que tudo acabou, é o momento onde tudo recomeça.” Ricardo

Leia Mais »

Se Inscreva!

Deixe uma Mensagem.

[contact-form-7 404 "Não encontrado"]