Geriatra x Alzheimer

Gostou desse artigo? Compartilhe..

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no tumblr
Compartilhar no telegram

Você tem algum familiar diagnosticado com a doença de Alzheimer? Continue lendo esse artigo e saiba como o geriatra pode ser fundamental no tratamento.

Geriatra x Alzheimer

Durante toda a nossa vida, procuramos manter hábitos saudáveis para que assim, venhamos a envelhecer com uma melhor qualidade de vida.
Apesar de o brasileiro não ter a cultura de visitar médicos de forma preventiva, esse quadro vem mudando.

Com o passar dos anos alguns problemas de saúde, sejam de origem genética, ou não, podem aparecer, é o caso da doença de Alzheimer. Essa doença provoca perda de memória, bem como, alterações de humor, dificuldade na comunicação, entre outros fatores.

Para uma maior qualidade de vida do paciente, é importante que esse esteja sempre sob os cuidados de um médico geriatra, dessa forma, a família será bem orientada sobre todos os passos que devem ser tomados sobre o tratamento a ser realizado.

1. O que é a profissão do médico geriatra?

Geriatria é uma das áreas de atual que o bacharel em medicina pode vir a atuar, ela estuda tanto a prevenção quanto o tratamento de doenças relacionadas ao envelhecimento do organismo.

O objetivo principal do geriatra é promover uma maior qualidade de vida ao seu paciente e do prolongamento da vida do mesmo.

2. Por que o geriatra é importante no tratamento do Alzheimer?

Primeiramente, é importante salientarmos que a pirâmide da população do planeta está sendo modificada. A população de adultos e idosos vem se tornando maior, porque a expectativa de vida vem aumentando.

Dessa forma, muitas pessoas que já possuem uma predisposição para desenvolverem a doença de Alzheimer, ao chegarem em certa idade desenvolvem-na.

O geriatra irá atuar tanto em formas de ajudar na prevenção da doença de Alzheimer, como nas melhores formas de tratamento e cuidado com o paciente e orientações para a família.

3. Quando devo procurar um geriatra?

Não há uma idade obrigatória para começar a visitar o geriatra. No entanto, muitas pessoas começam a ter consultas com essa especialidade médica a partir dos 60 anos

Nada impede de que você procure esse profissional antes, principalmente de forma preventiva. No entanto, existem algumas situações que podem fazer com que você procure um geriatra, como veremos a seguir.

  • A preventiva, como vimos anteriormente, dessa forma você cuida para que o seu envelhecimento ocorra de forma saudável.
  • A natural, quando você já está na faixa etária de sessenta em diante e deseja receber as orientações para melhorar a qualidade de vida.
  • A necessária, quando há um problema e o geriatra precisa acompanhar o paciente de forma intensiva.

4. Devo procurar outros profissionais?

Sim. Você pode inclusive receber o diagnóstico da doença de Alzheimer por meio de um neurologista ou um psiquiatra. Além disso o processo de tratamento do paciente deverá contar com uma equipe multidisciplinar.

Psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos, cirurgião-dentista, terapeutas ocupacionais, cuidadores, técnicos de enfermagem e enfermeiros, são alguns dos profissionais que podem ajudar no processo de amenização da evolução da doença.

Política de uso

A reprodução de matérias, fotografias e imagens é livre mediante a citação do site “Estratégias do Alzheimer https://estrategiasdoalzheimer.com.br/”, bem como, dos autores do texto, das fotos e imagens. 

Deixe seu comentário construtivo...

Leia Mais

Treino R2
Treino Cognitivo
Marcelo Godinho

Treino Cognitivo – Ache o Ratinho

💪🧠 Treino cognitivo semanal 🧠💪​   Vamos treinar o cérebro com muita força, fé e amor!!! Instruções: reúna a família em um local confortável, relaxe

Leia Mais »

Se Inscreva!

Deixe uma Mensagem.

[contact-form-7 404 "Not Found"]