Estrategista Escritora Voluntária: Eliz Sapucaia
Olá a todos, essa a primeira vez que apareço por aqui, então para ser bem educada vou me apresentar brevemente e sobre o que pretendo falar, semanalmente, se o dia a dia permitir. Vamos então do começo…,
"Sou Eliz Sapucaia, economista e psicóloga, não necessariamente nessa ordem e meu intuito aqui é falar um pouco do impacto financeiro da doença de Alzheimer na renda familiar e sobre o cuidado com o cuidador."
Seguindo essa linha hoje começo trazendo um olhar para como a renda familiar é modificada após a descoberta da doença de Alzheimer em um ente. Segundo Gutierriz (2014), no Brasil não possuímos dados evidentes de como as famílias são impactadas financeiramente, entretanto estudos internacionais apontam que o maior impacto é com o cuidador, seja ele contratado, quadro que retrata a minoria dada a realidade brasileira ou quando esse cuidador é o membro da família, recorte da realidade do nosso país.
Ao afirmamos que o impacto financeiro é com o cuidador, seja ele um ente da família ou não, falamos da hora salário remunerada ou não remunerada, quando o mesmo é um ente da família. Nesse último caso estamos voltando o olhar para a necessidade desse ser que cuida, para que o mesmo mantenha a sua integridade física e psíquica, não sofrendo da síndrome de bournout, causada pelo desgaste com o trabalho, visto que em geral a sua jornada de trabalho tende a ser maior.
Como solução para tais quadros o texto menciona, as casas de atendimento, cuja pessoa acomedida pelo Alzheimer passa o dia, recebendo os estímulos necessários para retardar o avanço, confesso que pelo que compreendi existem poucos centros de referência para tal tipo de atendimento no país e com isso deixo aqui registrado que esse será o tópico da próxima semana.
Até lá sintam-se à vontade para entrar em contato com sugestões, dúvidas, críticas construtivas ou qualquer outra questão.
Abraços,
Eliz Sapucaia
FONTES:
Texto: Eliz Sapucaia
Site: Estratégias do Alzheimer
Imagem de capa: Foto de Pixabay
Imagem do Texto: Foto de stevepb