Você já parou para pensar nos problemas de saúde que são ocasionados pelo consumo do refrigerante? Nesse artigo trouxemos um alerta muito importante para você.
👎🏼 Refrigerante 👎🏼
A nossa alimentação é a base para que o organismo receba a energia necessária para se manter saudável e funcionando da melhor forma possível. É justamente por isso, que você precisa estar atento não apenas ao valor nutricional, como nos perigos que os alimentos podem proporcionar à nossa saúde.
Dentre um dos maiores vilões que existem na nossa alimentação, o refrigerante tem se tornado um grande problema, já que muitas pessoas iniciam o seu consumo desde a infância, levando a sérios problemas na idade adulta e na velhice.
Para que sirva de alerta, e estímulo para mudanças de hábitos, trouxemos algumas informações sobre refrigerantes, bem como uma lista de malefícios que o consumo desse alimento causa.
1. Problemas ocasionados pela ingestão de refrigerante
Listamos para vocês, os principais problemas que são causados pela ingestão de refrigerante.
• Maior incidência de ataques cardíacos
De acordo com uma pesquisa realizada na Universidade de Harvard, estima-se que a ingestão de uma bebida açucarada por dia provoca um aumento de 20% de risco de um homem ter um infarto em um período médio de 22 anos.
• Problemas com tumores cerebrais e demência.
O refrigerante em sua versão dietética é geralmente adoçado com o aspartame, essa substância pode causar danos aos neurônios, células quem compõem o sistema nervoso, nesse caso, além de aumentar a acidez da urina, pode também causar o aparecimento de tumores cerebrais ou desenvolver demência.
• Baixa de imunidade
O ácido fosfórico juntamente com os carboidratos existentes no refrigerante dificulta a absorção do ferro pelo organismo, isso pode causar tanto uma baixa na imunidade, quanto a problemas de anemia. Nesse caso, crianças e idosos devem evitar seriamente esse tipo de alimento.
• Osteoporose
Alguns pesquisadores da Universidade de TUFTS, nos Estados Unidos da América, fizeram uma análise com algumas mulheres que bebiam refrigerante do tipo cola pelo menos três vezes na semana. E a perda óssea delas se comparada com mulheres que não consumiam essa bebida era cerca de 4% maior.
• Diabetes tipo 2
A diabetes é uma doença que tem causado muitos problemas em todo o mundo, principalmente com o aumento da idade. Alguns estudos apontam que pessoas que ingeriam uma ou mais bebidas açucaradas (como refrigerante ou suco) foram duas vezes mais propensas a desenvolver diabetes tipo 2. As bebidas doces aumentam o nível de glicemia de jejum e resistência à insulina.
• Aumento de peso
O aumento de peso está ligado diretamente à obesidade, e nesse caso, é um problema que pode desencadear diversos outros problemas. O cuidado com a manutenção do peso, principalmente as pessoas idosas, é fundamental para que não haja problemas cardiorrespiratórios, glicêmicos, de colesterol, entre outros.
Nesse caso, é importante destacar que não é apenas o consumo de refrigerante que provoca um aumento de peso considerável. Estamos aqui enfatizando a saúde e nesse caso, o apoio de um nutricionista ou nutrólogo irá ajudar você a envelhecer com saúde e qualidade de vida.
2. Alternativa ao refrigerante
Escolha uma das alternativas abaixo. Considenrando que o refrigerante é uma das piores opções. Qualquer escolha é melhor.
- Água mineral com gás ou sem;
- Água com gás com infusão. Adicione fatias de suas frutas favoritas na água com gás para um delicioso substituto;
- Chá verde com gás;
- Kombucha;
- Água com hortelã e pepino;
- Chás de ervas
- Suco de frutas;
- Suco de frutas integrais envasados sem adição de açúcar. Suco integral de uva.
- Água de coco.
Política de uso
A reprodução de matérias, fotografias e imagens é livre mediante a citação do site “Estratégias do Alzheimer https://estrategiasdoalzheimer.com.br/”, bem como, dos autores do texto, das fotos e imagens.