8 Dicas de Motivação para Pessoa Idosa

Gostou desse artigo? Compartilhe..

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no tumblr
Compartilhar no telegram

Você convive com um familiar idoso? Quer saber como você pode ajudar na motivação? Esse artigo é para você.

Motivação e envelhecimento.

Quando falamos em motivação, várias palavras nos vêm à cabeça, como: alegria, entusiasmo, amor, diversão, autoestima, entre outras. Isso porque a motivação é o ponto de partida para vivermos uma vida plena e feliz.

O processo do envelhecimento resulta em um metabolismo mais lento e perda muscular gradual. A percepção, de algumas limitações, pode afetar a motivação e por isso muitos idosos podem ficar mais tristes ou até mesmo deprimidos. Existem formas de combater isso, veremos a seguir.

8 Dicas de Motivação Para Pessoa Idosa

1 Mantenha a presença da família.

O idoso, com o passar dos anos vai se sentindo sem tanta importância para a sua família, principalmente quando ela se afasta. Procure ficar perto sempre que puder, demonstre interesse por usas opiniões ou pelas suas experiências, isso ajuda muito na motivação para pessoa idosa.

2 Estimule a pessoa idosa a ter responsabilidades.

Identifique as aptidões que o idoso possui e delegue algumas tarefas para que eles tenham a sensação de dever cumprido e de que ele realmente fez uma tarefa que necessitava ser realizada. Algumas tarefas que você pode solicitar que o idoso faça:


• Cuidar das plantas do jardim.
• Pintar quadros.
• Fazer artesanatos.
• Cozinhar uma bela sobremesa.
• Ensinar uma pessoa a ler.
• Aprender a tocar um instrumento.

3 Estimule a cuidar do interior.

Se o idoso gosta de ir para cultos, missas ou reuniões religiosas, sempre que possível, acompanhe-os. Estimule a leitura ou a fazer um curso de algo que eles gostam. Que tal aprender um novo idioma? Ou fazer um curso de meditação?

4 Estimule a cuidar do exterior.

Além de cuidar do interior, você deve estimular que o idoso cuide do seu exterior também. Estimule a cuidar dos cabelos, manter sempre penteados, unhas bem cuidadas, e um bom perfume também cai muito bem, não é mesmo? Eles vão amar se olhar no espelho e enxergar a sua melhor versão.

5 Fazer exercício físico é um excelente remédio.

O hábito de fazer exercícios já é benéfico para pessoas de qualquer idade. Além da liberação de hormônios que deixam a pessoa mais feliz, o convívio social ajuda bastante a deixar a pessoa mais feliz. Algumas atividades podem ser feitas em grupos por idosos, como:

• Caminhada.
• Danças.
• Hidroginástica.
• Yoga.
• Zumba.

6 Passeio ajuda a motivar.

Ficar só dentro de casa não faz bem, nem para o idoso, nem para ninguém, principalmente se ele tinha uma rotina bem intensa de sair de casa e desempenhar algumas tarefas, isso ocorre geralmente quando o idoso se aposenta. Sair de carro, ir ao shopping, olhar locais novos e agradáveis.

É importante que você entenda que qualquer simples atitude fará a diferença na vida dos idosos que estão em seu convívio. Deixar o idoso isolado só fará com que ele se sinta mal, vá aumentando a tristeza, se deprima e não se sinta mais útil para a sociedade.

7 É possível sim, melhorar a motivação com alimentos.

A dopamina tem sido chamada de nossa “molécula da motivação.” Ele aumenta o nosso direcionamento, foco e concentração. Ela nos permite planejar com antecedência e resistir aos impulsos, para que possamos alcançar nossos objetivos.

Uma excelente forma de melhorar a motivação é comer bem. Além disso, a produção do hormônio será mais intensa se você der preferência a produtos ricos em tirosina; é precisamente este aminoácido que leva à produção da dopamina e que pode ser encontrado em queijo, sementes, carne, peixe, feijão, café entre outros.

8 Depressão é uma doença e tem cura.

A depressão é uma doença bastante comum. A cada ano, uma em cada vinte pessoas apresenta depressão. A depressão é uma doença, como outra doença qualquer, que se caracteriza por falta de motivação intensa, tristeza profunda e duradoura, além de outros sintomas e que dispõe hoje de tratamentos modernos para alívio do sofrimento que acarreta e cura.  A última dica de motivação é não ficar depressivo, procurando ajuda e tratamento.

Conclusão

Essas dicas que trouxemos sobre motivação para pessoa idosa devem ser implementadas dentro de cada peculiaridade da família e dos idosos. Mas saiba que qualquer atitude fará toda a diferença na vida do idoso.

FONTES:

Texto: Marcelo Godinho

Imagem de capa: pasja1000 

Site: Estratégias do Alzheimer

 

Política de uso

A reprodução de matérias, fotografias e imagens é livre mediante a citação do site “Estratégias do Alzheimer http://estrategiasdoalzheimer.com.br/”, bem como, dos autores do texto, das fotos e imagens. 

Deixe seu comentário construtivo...

Leia Mais

Treino Cognitivo - Sentimentos 1
Treino Cognitivo
Marcelo Godinho

Treino Cognitivo – Sentimentos 1

💪🧠 Treino 🧠💪 Cognitivo Semanal Vamos treinar o cérebro com muita força, fé e amor!!! Sentimentos 1   Instruções: reúna a família em um local

Leia Mais »
10 Benefícios do Óleo de Coco
Alimentação & Saúde
Marcelo Godinho

10 Benefícios do Óleo de Coco

Óleo de Coco São inúmeros os benefícios que o óleo de coco pode proporcionar para você. Continue lendo esse artigo e descubra todas elas A

Leia Mais »
Uma emocionante mensagem motivacional
Motivação
Marcelo Godinho

Uma Emocionante Mensagem Positiva!

Linda mensagem motivacional!!! Para você que busca inspiração, no meio de tantas notícias negativas, uma mensagem muito bonita de esperança e fé. É muito importante

Leia Mais »

Se Inscreva!

Deixe uma Mensagem.

[contact-form-7 id="654" title="Formulário de contato 1"]