Estratégias do Alzheimer®️

8 Dicas de Motivação para Pessoa Idosa

Gostou desse artigo? Compartilhe..

Você convive com um familiar idoso? Quer saber como você pode ajudar na motivação? Esse artigo é para você.

Motivação e envelhecimento.

Quando falamos em motivação, várias palavras nos vêm à cabeça, como: alegria, entusiasmo, amor, diversão, autoestima, entre outras. Isso porque a motivação é o ponto de partida para vivermos uma vida plena e feliz.

O processo do envelhecimento resulta em um metabolismo mais lento e perda muscular gradual. A percepção, de algumas limitações, pode afetar a motivação e por isso muitos idosos podem ficar mais tristes ou até mesmo deprimidos. Existem formas de combater isso, veremos a seguir.

8 Dicas de Motivação Para Pessoa Idosa

1 Mantenha a presença da família.

O idoso, com o passar dos anos vai se sentindo sem tanta importância para a sua família, principalmente quando ela se afasta. Procure ficar perto sempre que puder, demonstre interesse por usas opiniões ou pelas suas experiências, isso ajuda muito na motivação para pessoa idosa.

2 Estimule a pessoa idosa a ter responsabilidades.

Identifique as aptidões que o idoso possui e delegue algumas tarefas para que eles tenham a sensação de dever cumprido e de que ele realmente fez uma tarefa que necessitava ser realizada. Algumas tarefas que você pode solicitar que o idoso faça:


• Cuidar das plantas do jardim.
• Pintar quadros.
• Fazer artesanatos.
• Cozinhar uma bela sobremesa.
• Ensinar uma pessoa a ler.
• Aprender a tocar um instrumento.

3 Estimule a cuidar do interior.

Se o idoso gosta de ir para cultos, missas ou reuniões religiosas, sempre que possível, acompanhe-os. Estimule a leitura ou a fazer um curso de algo que eles gostam. Que tal aprender um novo idioma? Ou fazer um curso de meditação?

4 Estimule a cuidar do exterior.

Além de cuidar do interior, você deve estimular que o idoso cuide do seu exterior também. Estimule a cuidar dos cabelos, manter sempre penteados, unhas bem cuidadas, e um bom perfume também cai muito bem, não é mesmo? Eles vão amar se olhar no espelho e enxergar a sua melhor versão.

5 Fazer exercício físico é um excelente remédio.

O hábito de fazer exercícios já é benéfico para pessoas de qualquer idade. Além da liberação de hormônios que deixam a pessoa mais feliz, o convívio social ajuda bastante a deixar a pessoa mais feliz. Algumas atividades podem ser feitas em grupos por idosos, como:

• Caminhada.
• Danças.
• Hidroginástica.
• Yoga.
• Zumba.

6 Passeio ajuda a motivar.

Ficar só dentro de casa não faz bem, nem para o idoso, nem para ninguém, principalmente se ele tinha uma rotina bem intensa de sair de casa e desempenhar algumas tarefas, isso ocorre geralmente quando o idoso se aposenta. Sair de carro, ir ao shopping, olhar locais novos e agradáveis.

É importante que você entenda que qualquer simples atitude fará a diferença na vida dos idosos que estão em seu convívio. Deixar o idoso isolado só fará com que ele se sinta mal, vá aumentando a tristeza, se deprima e não se sinta mais útil para a sociedade.

7 É possível sim, melhorar a motivação com alimentos.

A dopamina tem sido chamada de nossa “molécula da motivação.” Ele aumenta o nosso direcionamento, foco e concentração. Ela nos permite planejar com antecedência e resistir aos impulsos, para que possamos alcançar nossos objetivos.

Uma excelente forma de melhorar a motivação é comer bem. Além disso, a produção do hormônio será mais intensa se você der preferência a produtos ricos em tirosina; é precisamente este aminoácido que leva à produção da dopamina e que pode ser encontrado em queijo, sementes, carne, peixe, feijão, café entre outros.

8 Depressão é uma doença e tem cura.

A depressão é uma doença bastante comum. A cada ano, uma em cada vinte pessoas apresenta depressão. A depressão é uma doença, como outra doença qualquer, que se caracteriza por falta de motivação intensa, tristeza profunda e duradoura, além de outros sintomas e que dispõe hoje de tratamentos modernos para alívio do sofrimento que acarreta e cura.  A última dica de motivação é não ficar depressivo, procurando ajuda e tratamento.

Conclusão

Essas dicas que trouxemos sobre motivação para pessoa idosa devem ser implementadas dentro de cada peculiaridade da família e dos idosos. Mas saiba que qualquer atitude fará toda a diferença na vida do idoso.

FONTES:

Texto: Marcelo Godinho

Imagem de capa: pasja1000 

Site: Estratégias do Alzheimer

 

Política de uso

A reprodução de matérias, fotografias e imagens é livre mediante a citação do site “Estratégias do Alzheimer https://estrategiasdoalzheimer.com.br/”, bem como, dos autores do texto, das fotos e imagens. 

Deixe seu comentário construtivo...

Leia Mais

Treino Cognitivo - Filmes Famosos 2
Treino Cognitivo
Marcelo Godinho

Treino Cognitivo – Filmes Famosos 2

💪🧠 Treino 🧠💪 Cognitivo Semanal Filmes famosos 2.   Descubra os filmes famosos. Olhe a imagem e ache os filmes!  Instruções:   Reúna a família

Leia Mais »
Ache o Galinho 1
Treino Cognitivo
Marcelo Godinho

Treino Cognitivo – Ache o Galinho 1

💪🧠 Treino 🧠💪 Cognitivo Semanal 🐥 Ache o Galinho 🐥   Na maravilhosa e paradisíaca lagoa dos patos, os bichinhos se reúnem anualmente para reprodução!

Leia Mais »

Se Inscreva!

Deixe uma Mensagem.

Erro: Formulário de contato não encontrado.