Estratégias do Alzheimer®️

Serviço De Atenção Domiciliar Melhor Em Casa 1

Gostou desse artigo? Compartilhe..

🩺 🩺 🩺

O serviço de Atenção Domiciliar (AD) é uma forma de atenção à saúde, oferecida na moradia do paciente e caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação, com garantia da continuidade do cuidado e integrada à Rede de Atenção à Saúde

Médico em casa. Atenção. Serviço De Atenção Domiciliar Melhor Em Casa

🩺 🩺 🩺

É um serviço do SUS grátis.

Com abordagens diferenciadas, esse tipo de serviço está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com a necessidade do paciente, esse cuidado em casa pode ser realizado por diferentes equipes. Quando o paciente precisa ser visitado de maneira mais espaçada, por exemplo, uma vez por mês, e já está mais estável, este cuidado pode ser realizado pela equipe de Saúde da Família/Atenção Básica de sua referência. Já os casos de maior complexidade são acompanhados pelas Equipes Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD) e de Apoio (EMAP), do Serviços de Atenção Domiciliar (SAD) – Melhor em Casa.

🩺 🩺 🩺

O que é Atenção Domiciliar

A atenção domiciliar proporciona ao paciente um cuidado ligado diretamente aos aspectos referentes à estrutura familiar, à infraestrutura do domicílio e à estrutura oferecida pelos serviços para esse tipo de assistência. Dessa forma, evita-se hospitalizações desnecessárias e diminui o risco de infecções. Além disso, melhora a gestão dos leitos hospitalares e o uso dos recursos, bem como diminui a superlotação de serviços de urgência e emergência.

🩺 🩺 🩺

Tipos de atendimento domiciliar:

Atenção básica

Pacientes que possuam problemas de saúde controlados e com dificuldade ou impossibilidade física de locomoção até uma unidade básica de saúde. Também está disponível a pessoas que necessitam de cuidados de menor intensidade, incluídos os de recuperação nutricional, de menor frequência de visitas, com menor necessidade de recursos de saúde e dentro da capacidade de atendimento de todos os tipos de equipes que compõem a atenção básica.

Melhor em Casa

Pacientes que possuam problemas de saúde e dificuldade ou impossibilidade física de locomoção até uma Unidade Básica de Saúde e que necessitem de maior frequência de cuidado, recursos de saúde e acompanhamento contínuos. A indicação para o atendimento domiciliar pode vir de diferentes serviços da rede de atenção. A prestação de assistência à saúde é de responsabilidade da equipe multiprofissional de atenção domiciliar (EMAD) e da equipe multiprofissional de apoio (EMAP), sendo o cuidado compartilhado com a família e/ou cuidador responsável.

Os pacientes que precisam de equipamentos e outros recursos de saúde e demandam maior frequência de cuidado, com acompanhamento contínuo, também podem ser assistidos pelo Melhor em Casa.

🩺 🩺 🩺

Para quem a atenção domiciliar é indicada?

O atendimento domiciliar é oferecido para beneficiários portadores de condições crônicas não controladas, como, por exemplo, hipertensão, Alzheimer e diabetes. Quem tem dificuldades de locomoção para atendimento ambulatorial no conexão Saúde ou demais clínicas credenciadas, e dependência parcial ou total para se vestir, alimentar, tomar banho, entre outros cuidados, também pode contar com a atenção domiciliar.

🩺 🩺 🩺

Como receber atendimento domiciliar

O Serviço de Atendimento Domiciliar, por meio do programa Melhor em Casa, é composto por diversos profissionais da saúde, que realizam atendimento no domicílio das pessoas que necessitam de cuidados de saúde mais intensivos. O acesso ao SAD é geralmente feito no hospital em que o usuário estiver internado ou ainda por solicitação da equipe de Saúde da Família/Atenção Básica ou da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Caso você precise deste serviço ou saiba de alguém que precise, faça contato com a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua casa ou com a Secretaria de Saúde do seu município para mais informações.

🩺 🩺 🩺

🩺 🩺 🩺

LEIA MAIS:

Deixe seu comentário construtivo...

Leia Mais

Treino-caça-palavras-1A
Treino Cognitivo
Marcelo Godinho

Treino Cognitivo – Caça Palavras 1

💪🧠 Treino Cognitivo Semanal 🧠💪 Vamos treinar o cérebro com muita força, fé e amor!!! Instruções: reúna a família em um local confortável, relaxe e

Leia Mais »
Bateu forte! Frio e água 1
Alimentação e Saúde
Marcelo Godinho

Bateu forte! Frio e Água 1

🥶🥶🥶🥶🥶 Tem sentido frio e pouca vontade de beber água? Tem um idoso amado em casa que não quer beber água? Leia a publicação até

Leia Mais »
Estava triste
Motivação
Marcelo Godinho

Eu Estava Infeliz!

“Eu estava infeliz e me sentia pior vendo mamãe doente.” Mamãe está há muito mais de cinco anos, na fase mais grave do Alzheimer. Enquanto

Leia Mais »

Se Inscreva!

Deixe uma Mensagem.

Erro: Formulário de contato não encontrado.