Estratégias do Alzheimer®️

10 Estratégias para Alucinação ou Ilusão no Alzheimer

Gostou desse artigo? Compartilhe..

🔹🔹🔹🔹🔹

10 Estratégias para Alucinação ou Ilusão no Alzheimer

🔹🔹🔹🔹🔹

Estratégia 01

Observe de que tipo são as alucinações, se estão associadas à alguma circunstância específica ou uso de medicação. Se sim, ajustar a medicação ou evitar a circunstância.

 

🔹🔹🔹🔹🔹

Estratégia 02

É importante verificar a visão e audição do paciente, pois algumas vezes, estas alterações podem levar às alucinações ou visuais, no caso de déficit visual e também auditivas (quando a pessoa tem redução da audição).

 

🔹🔹🔹🔹🔹

Estratégia 03

Observe o funcionamento do intestino (obstipação prolongada pode precipitar o quadro). Uso abusivo ou abstinência de álcool também podem causar alucinações.

 

🔹🔹🔹🔹🔹

Estratégia 04

Não discuta com o paciente aquilo que ele vê ou ouve, tampouco entrar na alucinação. Pode acalmar e dizer que não viu o que ele viu, mas quem sabe em outra hora. Leve-o para outro local da casa, passando para áreas mais claras, quando tiver alucinação visual.

 

🔹🔹🔹🔹🔹

Estratégia 05

Busque atividades interessantes que agradem ou distraiam, fotos de paisagens, revistas, álbuns de família.

 

🔹🔹🔹🔹🔹

Estratégia 06

Coloque uma música que a pessoa goste, convide-o a dançar ou cantar ou comentar sobre a música.

 

🔹🔹🔹🔹🔹

Estratégia 07

Observe que ruídos, objetos ou situações que desencadeiem os sintomas e tente evitá-los. Alguns pacientes podem se incomodar com espelhos, retire-os ou cubra-os.

 

🔹🔹🔹🔹🔹

Estratégia 08

Mude o foco, ente trazer a pessoa para a realidade sem usar agressividade.  Nunca use frases como: Você está louca! Está lelê. Alucinando! Esse tipo de choque é péssimo. Use assuntos atuais. Sabia que a Maria, filha do Pedro, vai se casar? Se não souber invente coisas interessantes.

 

🔹🔹🔹🔹🔹

Estratégia 09

Cortinas, papéis de parede coloridos podem confundir o paciente com elementos reais, procure substituí-los por padrões claros e lisos.

 

🔹🔹🔹🔹🔹

Estratégia 10

Pense que para o paciente aquela situação é real, então transmita segurança e tranquilidade. Busque tirar um sorriso do familiar com Alzheimer e superar a situação.


🔹🔹🔹🔹🔹

Fontes:

Texto: Marcelo Godinho

 
Referências:

The 36-hour day. Nancy L. Mace, Peter V. Rabins / Johns Hopkins University Press.

 

Cuidados com portadores da doença de Alzheimer. Um manual para cuidadores e casas especializadas. Lisa P. Gwyther / Alzheimer’s Association. www.alz.org

 

Site: Estratégias do Alzheimer

 

🔹🔹🔹🔹🔹

🔹🔹🔹🔹🔹

🔹🔹🔹🔹🔹

LEIA MAIS:

Deixe seu comentário construtivo...

Leia Mais

Luto em Vida
Vida e Sociedade
Marcelo Godinho

Luto em Vida

🌸🌺🌼💐🌻🌹🏵 Se você como eu achava que o LUTO acontecia somente após a morte, leia o texto: 🌸🌺🌼💐🌻🌹🏵 🌸🌺🌼💐🌻🌹🏵 O que é o luto? É

Leia Mais »

Se Inscreva!

Deixe uma Mensagem.

Erro: Formulário de contato não encontrado.