💧 Umidade 💧
O inverno chegou no hemisfério sul. Se estende de 21 de junho até 22 de setembro. E em grande parte do Brasil é caracterizado por um período mais frio e seco.
As regiões Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste são as mais castigadas, chegando a ficarem semanas e até um mês inteiro sem uma gota de chuva.
Para a OMS (Organização Mundial de Saúde), o nível ideal de umidade relativa do ar para o organismo humano está entre 50% e 80%.
Alerta de Umidade do Ar 40%.
Abaixo de 40% requer muita atenção pois o muco que cobre o sistema respiratório fica ressecado, diminuindo o mecanismo de defesa deixando o corpo mais propenso a infecções respiratórias: como resfriado, gripe e pneumonia e irritações do trato respiratório como tosse, dor de garganta e até sangramento nasal.
Dicas para Aumentar a Umidade do Ar em Casa.
Principalmente para idosos são necessárias algumas ações:
1
Aumentar a ingestão de líquidos; (Veja matéria sobre a água)
2
Manter ambientes limpos e arejados para evitar acúmulo de pó e transmissão de vírus;
3
Usar umidificadores para diminuir a secura do ar;
4
Colocar baldes d’água no ambiente ou pendurar toalhas úmidas podem ser soluções fáceis e práticas para quem não deseja gastar com umidificados, apesar de não tem a mesma eficácia.
5
Evitar a prática de atividades físicas entre 10h e 17h;
6
Evitar banhos muito quentes, pois desidratam a pele;
7
Usar hidratantes corporais para manter a hidratação da pele; (Veja matéria sobre o frio)
8
Limpar olhos e nariz com soro fisiológico para evitar o ressecamento e possíveis irritações;
9
Inalação é uma boa alternativa para crianças e idosos. Pode ser feita até três vezes ao dia. (Veja matéria sobre inalação)
10
Sempre consulte um médico.
Força, fé e amor!!!
Política de uso
A reprodução de matérias, fotografias e imagens é livre mediante a citação do site “Estratégias do Alzheimer https://estrategiasdoalzheimer.com.br/”, bem como, dos autores do texto, das fotos e imagens.