6 Benefícios do Chá de Hortelã para Idosos

Gostou desse artigo? Compartilhe..

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no tumblr
Compartilhar no telegram

🍂 Hortelã 🍂

A hortelã é muito presente em produtos como: chicletes, drinks e cremes dentais. Ela é uma planta muito poderosa e pode ser uma grande aliada para ajudar na saúde do idoso. 

O chá de hortelã, assim como outros tipos de chás podem ajudar no tratamento de diversos problemas de saúde, principalmente no das pessoas idosas. Nesse artigo elencamos para você os benefícios do chá de hortelã para idosos.

6 Benefícios do Chá de Hortelã para Idosos

1. Auxilia no processo da digestão.

Alguns estudos sobre a propriedade das folhas de hortelã revelam que ela ajuda nos processos da digestão, justamente por estimular a relaxar os músculos do estômago e facilitar o fluxo da bile, substância que ajuda no processamento de gorduras.

As pessoas idosas precisam de uma alimentação saudável e leve, no entanto, se em algum momento, houver algum excesso, o chá de hortelã será um grande aliado.

2. Ajuda nos sintomas de gripe resfriados.

Essa propriedade já é bastante conhecida pelo efeito descongestionante que a hortelã proporciona em gripes e resfriados. Os idosos, precisam de mais atenção ainda quando se trata nas doenças do sistema respiratório. A ingestão do chá de hortelã pode ajudar muito no processo descongestionante.

3. Diminui o estresse e tem efeito calmante.

Por possuir propriedades calmantes, o chá de hortelã é muito indicado para as pessoas idosas que estão em situação de estresse ou que tem dificuldades para dormir um sono tranquilo.

Ao ingerir um pouco de chá de hortelã à noite, ele irá atuar no sistema nervoso promovendo um maior relaxamento, e ajudando no sono.

4. Ajuda a combater o mal hálito.

Nesse caso, não apenas pessoas idosas, mas todas as pessoas estão propensas a ter mal hálito, e o chá de hortelã pode melhorar e tratar esse problema.

Para isso, a hortelã possui propriedades que combatem as bactérias causadoras da cárie e causam aquele odor não muito agradável. A hortelã é tão eficaz que é usada como matéria-prima de diversos produtos de higiene oral.

5. Ajuda no funcionamento do fígado.

Caso a pessoa idosa não tenha uma alimentação exemplar, o chá de hortelã poderá ajudar na regeneração do fígado, principalmente se tiver ocorrido ingestão de bebidas alcoólicas. 

Beber um pouco de chá de hortelã ajuda na eliminação de resíduos tóxicos que possam prejudicar o funcionamento do fígado

6. Melhora a circulação sanguínea.

Sabemos que com o avanço da idade, problemas graves de saúde, podem se tornar ainda mais graves, principalmente problemas de circulação sanguínea como infartos, AVC, entre outros.

O chá de hortelã irá ajudar a melhorar a circulação sanguínea da pessoa idosa, evitando a incidência dessas doenças bem como na regulação de taxas de gorduras e colesterol.

Como fazer um bom chá de hortelã.

Coloque 2 colheres de chá de folhas secas de hortelã-pimenta ou 3 folhas de hortelã fresca, junto com 150 ml de água fervente. Deixe a mistura repousar por em média de 5 a 7 minutos e beba, se possível após as refeições.

Cuidados necessários com o chá de hortelã.

O chá de hortelã em excesso pode provocar, ou agravar, problemas renais, caso a pessoa idosa possua algum tipo de problema nos rins, melhor ingerir em poucas quantidades.

Política de uso

A reprodução de matérias, fotografias e imagens é livre mediante a citação do site “Estratégias do Alzheimer http://estrategiasdoalzheimer.com.br/”, bem como, dos autores do texto, das fotos e imagens. 

Fato ou Fake - Ovo

Fato ou Fake – OVO

O ovo aumenta o colesterol? Não saber realmente os benefícios ou malefícios dos alimentos acaba gerando muita confusão Muitos alimentos se tornaram vilões nas dietas

Leia mais »

Deixe seu comentário construtivo...

Leia Mais

Se Inscreva!

Deixe uma Mensagem.

[contact-form-7 id="654" title="Formulário de contato 1"]