Estratégias do Alzheimer®️

Estratégias Que Podem Prevenir o Alzheimer em 60%

Gostou desse artigo? Compartilhe..

🧬🧬🧬🧬🧬🧬

Estratégias de comportamento que implicam em um estilo de vida mais saudável podem estar associados a uma prevenção da doença de Alzheimer.

🧬🧬🧬🧬🧬🧬

Estratégias que podem prevenir o Alzheimer em 60%

🧬🧬🧬🧬🧬🧬

Estudo Científico.

Estudo publicado pela revista médica da Academia Americana de Neurologia, “Neurology”, com quase 3 mil participantes indica que estratégias com hábitos mais saudáveis pode estar associada a um risco 60% menor de doença de Alzheimer, relatam os autores.

 

🧬🧬🧬🧬🧬🧬

Prevenção

A prevenção consiste em estratégias para viver um estilo de vida saudável, envelhecer melhor, e não se trata de abordar apenas um fator de risco (deixar de fumar, por exemplo), mas todos juntos.

A prevenção só tem sentido se cumprir todas as estratégias. Não vale apenas uma ou duas.

🧬🧬🧬🧬🧬🧬

Exercício físico sim!

Muitos estudos sustentam que o exercício físico regular está associado a uma manutenção da função cognitiva e a um atraso no início da doença de Alzheimer.

Um estudo que reuniu os resultados de 29 ensaios clínicos revelou que o exercício aeróbio pode melhorar o desempenho a curto prazo de adultos saudáveis em memória, atenção e velocidade de processamento quando comparado a outros exercícios não aeróbios, como alongamento ou tonificação.

Para que o exercício físico tenha alguma ação no cérebro, é fundamental que ele seja pelo menos moderado. 

Caminhada, corrida, bicicleta, natação, futebol, etc. É preciso que ocorra aumento na frequência cardíaca e respiratória e que a pessoa sinta o corpo suar.

Praticar 150 minutos de exercícios físicos por semana.

 

🧬🧬🧬🧬🧬🧬

Cérebro Ativo.

Ler livros, jornais ou tablet, visitar a biblioteca, participar de conferências, jogar jogos de tabuleiro,

desenvolver novas habilidades, fazer treinos cognitivos e relações sociais: como sair com amigos, igreja, reuniões recreativas, etc.

Existem estudos que indicam que o aumento dos níveis de escolaridade está associado a uma maior probabilidade de manter uma boa função cerebral ao longo do tempo.

Em qualquer idade, devemos manter uma estimulação mental contínua.

Quanto mais estudo e cursos melhor.

🧬🧬🧬🧬🧬🧬

Alimentação.

Comer de forma equilibrada é muito importante para manter o corpo saudável – da cabeça aos pés.

Um menu aclamado por afastar males cardiovasculares e também o Alzheimer é a dieta do Mediterrâneo, que inclui frutas, verduras, cereais, peixes, azeite e o consumo moderado de vinho.

É que, além de priorizar alimentos saudáveis, ela é fonte de ômega-3. Estudos sugerem que essa gordura do bem – encontrada em peixes como salmão, atum e sardinha – reduziria o risco de declínio cognito.

Outras substâncias que resguardam o cérebro são os antioxidantes, que combatem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento das células. Eles estão presentes principalmente em frutas, vegetais

e oleaginosas.

A saúde entra pela boca.

🧬🧬🧬🧬🧬🧬

Duma bem!

Uma boa noite de sono é fundamental para manter a cabeça em ordem. Afinal, é nesse período que gravamos tudo o que aprendemos.

O ideal é um repouso sem interrupções de 8 horas e relaxar antes de ir para a cama.

Evite trabalhar, ficar no celular até tarde e comer muito.

🧬🧬🧬🧬🧬🧬

Motivação.

Temos de procurar ser felizes, ter disposição para aproveitar a vida, para desfrutar tudo o que nos rodeia, porque a propensão para a angústia foi relacionada com uma aceleração da deterioração cognitiva. 

Doenças mentais como a depressão estão vinculadas a uma maior atrofia (perda de neurônios) em uma região do cérebro chamada hipocampo (“porta de entrada das recordações”) e em outras regiões cerebrais. 

Cuidado também com a apatia, que é frequentemente ignorada ou confundida com a depressão, já que a perda de interesse e de emoções é algo que está presente em quase metade das pessoas com demência. O estudo conduzido pela Universidade de Exeter, apresentado na Conferência Internacional da Associação de Alzheimer em Los Angeles, analisou 4.320 pessoas com essa doença, e 45% tinham apatia.

* Tenha um trabalho que traga satisfação e rendimentos;

* Faça algum ato ou ação que traga retorno emocional, como atividades físicas;

*Experimente algo como bondade, cultura, beleza ou a natureza;

*Ame outro seu humano na sua plenitude;

🧬🧬🧬🧬🧬🧬

QUER AJUDA?

Sessões online individuais de ajuda com o Coach Marcelo Godinho.

* Tenha alguém para conversar;

* Obtenha ajuda para sua vida;

* Converse sobre suas decisões e planos;

* Apoio para você;

🧬🧬🧬🧬🧬🧬

🧬🧬🧬🧬🧬🧬

Deixe seu comentário construtivo...

Leia Mais

Treino Cognitivo - Algo Diferente 9
Treino Cognitivo
Marcelo Godinho

Treino Cognitivo – Algo Diferente 9

💪🧠 Treino 🧠💪 Cognitivo Semanal Ache algo Diferente   Em um gigantesco milharal, estão vários corvos.   No meio deles, bem escondido, temos três coisas

Leia Mais »
Treino Cognitivo - Mulheres 2020
Notícias
Marcelo Godinho

8 de março – Dia internacional da Mulher

🧡 Homenagem 🧡 Homenagem a Mulher Idosa Posso ser mãe!E também dona de casa.Posso ser empresária e empreendedora.Posso ser solteira!Posso ter Alzheimer ou somente envelhecido.Posso

Leia Mais »
Treino Cognitivo - Elefante 2
Treino Cognitivo
Marcelo Godinho

Treino Cognitivo – Elefante 2

💪🧠 Treino 🧠💪 Cognitivo Semanal. Festa dos Elefantes 2.   A festa dos elefantes está LOTADA!!!   E quem diria, que tem outro bicho de penetra

Leia Mais »

Se Inscreva!

Deixe uma Mensagem.

Erro: Formulário de contato não encontrado.