Estratégias de comportamento que implicam em um estilo de vida mais saudável podem estar associados a uma prevenção da doença de Alzheimer.
🧬🧬🧬🧬🧬🧬
🧬🧬🧬🧬🧬🧬
Estudo Científico.
Estudo publicado pela revista médica da Academia Americana de Neurologia, “Neurology”, com quase 3 mil participantes indica que estratégias com hábitos mais saudáveis pode estar associada a um risco 60% menor de doença de Alzheimer, relatam os autores.
🧬🧬🧬🧬🧬🧬
Prevenção
A prevenção consiste em estratégias para viver um estilo de vida saudável, envelhecer melhor, e não se trata de abordar apenas um fator de risco (deixar de fumar, por exemplo), mas todos juntos.
A prevenção só tem sentido se cumprir todas as estratégias. Não vale apenas uma ou duas.
🧬🧬🧬🧬🧬🧬
Exercício físico sim!
Muitos estudos sustentam que o exercício físico regular está associado a uma manutenção da função cognitiva e a um atraso no início da doença de Alzheimer.
Um estudo que reuniu os resultados de 29 ensaios clínicos revelou que o exercício aeróbio pode melhorar o desempenho a curto prazo de adultos saudáveis em memória, atenção e velocidade de processamento quando comparado a outros exercícios não aeróbios, como alongamento ou tonificação.
Para que o exercício físico tenha alguma ação no cérebro, é fundamental que ele seja pelo menos moderado.
Caminhada, corrida, bicicleta, natação, futebol, etc. É preciso que ocorra aumento na frequência cardíaca e respiratória e que a pessoa sinta o corpo suar.
Praticar 150 minutos de exercícios físicos por semana.
🧬🧬🧬🧬🧬🧬
Cérebro Ativo.
Ler livros, jornais ou tablet, visitar a biblioteca, participar de conferências, jogar jogos de tabuleiro,
desenvolver novas habilidades, fazer treinos cognitivos e relações sociais: como sair com amigos, igreja, reuniões recreativas, etc.
Existem estudos que indicam que o aumento dos níveis de escolaridade está associado a uma maior probabilidade de manter uma boa função cerebral ao longo do tempo.
Em qualquer idade, devemos manter uma estimulação mental contínua.
Quanto mais estudo e cursos melhor.
🧬🧬🧬🧬🧬🧬
Alimentação.
Comer de forma equilibrada é muito importante para manter o corpo saudável – da cabeça aos pés.
Um menu aclamado por afastar males cardiovasculares e também o Alzheimer é a dieta do Mediterrâneo, que inclui frutas, verduras, cereais, peixes, azeite e o consumo moderado de vinho.
É que, além de priorizar alimentos saudáveis, ela é fonte de ômega-3. Estudos sugerem que essa gordura do bem – encontrada em peixes como salmão, atum e sardinha – reduziria o risco de declínio cognito.
Outras substâncias que resguardam o cérebro são os antioxidantes, que combatem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento das células. Eles estão presentes principalmente em frutas, vegetais
e oleaginosas.
A saúde entra pela boca.
🧬🧬🧬🧬🧬🧬
Duma bem!
Uma boa noite de sono é fundamental para manter a cabeça em ordem. Afinal, é nesse período que gravamos tudo o que aprendemos.
O ideal é um repouso sem interrupções de 8 horas e relaxar antes de ir para a cama.
Evite trabalhar, ficar no celular até tarde e comer muito.
🧬🧬🧬🧬🧬🧬
Motivação.
Temos de procurar ser felizes, ter disposição para aproveitar a vida, para desfrutar tudo o que nos rodeia, porque a propensão para a angústia foi relacionada com uma aceleração da deterioração cognitiva.
Doenças mentais como a depressão estão vinculadas a uma maior atrofia (perda de neurônios) em uma região do cérebro chamada hipocampo (“porta de entrada das recordações”) e em outras regiões cerebrais.
Cuidado também com a apatia, que é frequentemente ignorada ou confundida com a depressão, já que a perda de interesse e de emoções é algo que está presente em quase metade das pessoas com demência. O estudo conduzido pela Universidade de Exeter, apresentado na Conferência Internacional da Associação de Alzheimer em Los Angeles, analisou 4.320 pessoas com essa doença, e 45% tinham apatia.
* Tenha um trabalho que traga satisfação e rendimentos;
* Faça algum ato ou ação que traga retorno emocional, como atividades físicas;
*Experimente algo como bondade, cultura, beleza ou a natureza;
*Ame outro seu humano na sua plenitude;
🧬🧬🧬🧬🧬🧬
QUER AJUDA?
Sessões online individuais de ajuda com o Coach Marcelo Godinho.
* Tenha alguém para conversar;
* Obtenha ajuda para sua vida;
* Converse sobre suas decisões e planos;
* Apoio para você;