Estratégias do Alzheimer®️

Estratégias do Bom Sono 1

Gostou desse artigo? Compartilhe..

Se você procura tirar dúvidas sobre sobre qualidade do sono essa publicação é o que precisava. 

💤 💤 💤

Estratégias para o bom sono 1

💤 💤 💤

Para que serve o bom sono?

Uma boa noite de sono é essencial para a saúde mental por várias razões:

1. Regulação de neurotransmissores e hormônios: Durante o sono, ocorre a regulação dos neurotransmissores e hormônios responsáveis pelo equilíbrio emocional. Isso inclui a serotonina e a melatonina, que são essenciais para a regulação do humor.

2. Consolidação da memória e processamento emocional: O sono ajuda na consolidação da memória e no processamento emocional. Isso permite uma melhor retenção e acesso às informações no futuro.

3. Melhora a capacidade cognitiva: Uma noite de sono de qualidade melhora a capacidade de concentração, a criatividade, a tomada de decisões e a resolução de problemas.

4. Fortalece a resiliência emocional: O descanso adequado também fortalece nossa resiliência emocional, tornando-nos mais capazes de lidar com os desafios do dia a dia.

💤 💤 💤

O que acontece quando eu não durmo bem?

A privação crônica de sono pode trazer grandes prejuízos, a médio e longo prazo, como o aumento do risco de câncer, doença de Alzheimer, doenças cardiovasculares, derrame cerebral e insuficiência cardíaca congestiva. Além disso, a falta de um sono de boa qualidade está relacionada a problemas de saúde mental, como depressão e ansiedade, e pode ocasionar um aumento na tendência suicida.

Portanto, o sono é fundamental para a saúde mental e deve ser considerado como uma prioridade para manter um equilíbrio emocional e cognitivo saudável.

💤 💤 💤

Quais os sinais de que o sono não está bom?

  • Dificuldade para iniciar o sono;
  • Muitos despertares ao longo da noite;
  • Acordar muito antes do horário, de forma não intencional;
  • Não conseguir dormir mesmo tendo oportunidade para isso;
  • Acordar cansado.

💤 💤 💤

Quantas horas tem o sono ideal?

Nem todo mundo precisa de oito horas para dormir, já que as necessidades de sono variam de acordo com a idade. Os bebês dormem cerca de 16 horas, enquanto dos 3 aos 18 anos nosso organismo precisa de cerca de 10 horas de descanso. Entre os 19 e 55, as famosas oito horas de sono são necessárias, enquanto acima dos 55 anos, esse número é reduzido para sete horas diárias.

💤 💤 💤

Idosos dormem menos?

É comum ouvirmos falar que pessoas mais velhas precisam de menos sono ao longo do envelhecimento, o que não é verdade. Eles precisam dormir tanto quanto os jovens, mas não conseguem descansar tão bem. Isso é influenciado por problemas de saúde e remédios utilizados para esse controle, por exemplo, que dificultam chegar na mesma qualidade de sono.

A média é de 7 horas de sono por noite para adultos + 55 anos.

💤 💤 💤

Quanto tempo preciso para reparar uma noite de sono mal dormida?

Recuperar uma noite de sono mal dormida pode levar mais tempo do que se imagina. Um estudo recente mostrou que pessoas na casa dos 20 anos que dormiram 30% menos do que o necessário, por 10 noites, não recuperou totalmente a maior parte de seu processamento cognitivo após 7 noites de sono irrestrito para se recuperar. conseguem descansar tão bem. Isso é influenciado por problemas de saúde e remédios utilizados para esse controle, por exemplo, que dificultam chegar na mesma qualidade de sono.

Os tempos de reação melhoraram ao longo de sete dias e voltaram aos níveis basais, enquanto outras tarefas cognitivas, incluindo a precisão, não se recuperaram completamente. Portanto, a recuperação do sono perdido pode não ser capaz de melhorar completamente o desempenho cognitivo do indivíduo.

Embora seja possível diminuir a sensação de sonolência e cansaço, é importante notar que algumas funções cognitivas, como memória e velocidade de processamento mental, podem não ser restauradas tão rapidamente. Portanto, é essencial manter uma rotina de sono regular e evitar a acumulação de dívidas de sono.

No dia seguinte a uma noite mal dormida, algumas estratégias podem ajudar a melhorar a atenção e as habilidades motoras, como fazer atividade física e tirar um cochilo de cerca de 20 minutos. No entanto, essas são soluções temporárias e não substituem uma boa noite de sono regular.al, podem não ser restauradas tão rapidamente. Portanto, é essencial manter uma rotina de sono regular e evitar a acumulação de dívidas de sono.

💤 💤 💤

Não dormir bem pode aumentar o risco de ganho de peso?

O apetite pode aumentar devido a um desequilíbrio entre os hormônios da saciedade e da gula, aumentando o risco de obesidade, e consequentemente de Diabetes e doenças cardiovasculares. Quanto menor o tempo de sono maior a prevalência de obesidade. conseguem descansar tão bem. Isso é influenciado por problemas de saúde e remédios utilizados para esse controle, por exemplo, que dificultam chegar na mesma qualidade de sono.

💤 💤 💤

Quando devo ir ao médico?

Sempre que houver alterações na qualidade do sono (sono que não descansa, sonolência durante o dia) mesmo havendo de oportunidade para dormir. Alguns casos podem ser resolvidos ou ao menos melhorado realizando uma boa Higiene do Sono (leia mais sobre em dicas de saúde). Caso os sintomas persistam é importante procurar ajuda especializada.

Outros sinais de que pode ser necessária ir ao médico é a presença de muitos roncos e pausas respiratórios ou de comportamentos anormais ao longo da noite.
Diabetes e doenças cardiovasculares. Quanto menor o tempo de sono maior a prevalência de obesidade. conseguem descansar tão bem. Isso é influenciado por problemas de saúde e remédios utilizados para esse controle, por exemplo, que dificultam chegar na mesma qualidade de sono.

💤 💤 💤

O que é higiene do sono?

A higiene do sono é um conjunto de práticas e comportamentos que visam melhorar a qualidade e a duração do sono. Isso inclui a adoção de uma rotina regular de sono, a criação de um ambiente propício para dormir e a evitação de comportamentos que podem interferir no sono.

  • Estabelecer um horário fixo para dormir e acordar, mesmo nos fins de semana.
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas, cafeína e alimentos pesados algumas horas antes de dormir.
  • Praticar exercícios físicos regularmente, mas evitar fazê-los perto da hora de dormir.
  • Manter o quarto em uma temperatura confortável e promover um ambiente silencioso e com pouca luz.
  • Evitar o uso de dispositivos eletrônicos, como celular e TV, perto da hora de dormir.

💤 💤 💤

💤 💤 💤

LEIA MAIS:

Deixe seu comentário construtivo...

Leia Mais

Bateu forte! Frio e água 1
Alimentação e Saúde
Marcelo Godinho

Bateu forte! Frio e Água 1

🥶🥶🥶🥶🥶 Tem sentido frio e pouca vontade de beber água? Tem um idoso amado em casa que não quer beber água? Leia a publicação até

Leia Mais »
Treino Cognitivo - Casal 1
Treino Cognitivo
Marcelo Godinho

Treino Cognitivo – Casal 1

💪🧠 Treino 🧠💪 Cognitivo Semanal 👩🏻‍🤝‍👨🏽 Casal 1 👩🏻‍🤝‍👨🏽   Ache o casal diferente.   Instruções: Reúna a família em um local confortável, relaxe e boa

Leia Mais »

Se Inscreva!

Deixe uma Mensagem.

Erro: Formulário de contato não encontrado.