🔹🔹🔹🔹🔹
🔹🔹🔹🔹🔹
Estratégia 01
Observe de que tipo são as alucinações, se estão associadas à alguma circunstância específica ou uso de medicação. Se sim, ajustar a medicação ou evitar a circunstância.
🔹🔹🔹🔹🔹
Estratégia 02
É importante verificar a visão e audição do paciente, pois algumas vezes, estas alterações podem levar às alucinações ou visuais, no caso de déficit visual e também auditivas (quando a pessoa tem redução da audição).
🔹🔹🔹🔹🔹
Estratégia 03
Observe o funcionamento do intestino (obstipação prolongada pode precipitar o quadro). Uso abusivo ou abstinência de álcool também podem causar alucinações.
🔹🔹🔹🔹🔹
Estratégia 04
Não discuta com o paciente aquilo que ele vê ou ouve, tampouco entrar na alucinação. Pode acalmar e dizer que não viu o que ele viu, mas quem sabe em outra hora. Leve-o para outro local da casa, passando para áreas mais claras, quando tiver alucinação visual.
🔹🔹🔹🔹🔹
Estratégia 05
Busque atividades interessantes que agradem ou distraiam, fotos de paisagens, revistas, álbuns de família.
🔹🔹🔹🔹🔹
Estratégia 06
Coloque uma música que a pessoa goste, convide-o a dançar ou cantar ou comentar sobre a música.
🔹🔹🔹🔹🔹
Estratégia 07
Observe que ruídos, objetos ou situações que desencadeiem os sintomas e tente evitá-los. Alguns pacientes podem se incomodar com espelhos, retire-os ou cubra-os.
🔹🔹🔹🔹🔹
Estratégia 08
Mude o foco, ente trazer a pessoa para a realidade sem usar agressividade. Nunca use frases como: Você está louca! Está lelê. Alucinando! Esse tipo de choque é péssimo. Use assuntos atuais. Sabia que a Maria, filha do Pedro, vai se casar? Se não souber invente coisas interessantes.
🔹🔹🔹🔹🔹
Estratégia 09
Cortinas, papéis de parede coloridos podem confundir o paciente com elementos reais, procure substituí-los por padrões claros e lisos.
🔹🔹🔹🔹🔹
Estratégia 10
Pense que para o paciente aquela situação é real, então transmita segurança e tranquilidade. Busque tirar um sorriso do familiar com Alzheimer e superar a situação.
🔹🔹🔹🔹🔹
Fontes:
Texto: Marcelo Godinho
The 36-hour day. Nancy L. Mace, Peter V. Rabins / Johns Hopkins University Press.
Cuidados com portadores da doença de Alzheimer. Um manual para cuidadores e casas especializadas. Lisa P. Gwyther / Alzheimer’s Association. www.alz.org
Site: Estratégias do Alzheimer