Estratégias do Alzheimer®️

10 Estratégias para Agitação de Idosos com Demência / Alzheimer

Gostou desse artigo? Compartilhe..

♟ ♟ ♟ ♟ ♟

Vamos considerar agitação de Idosos com Demência / Alzheimer como uma etapa que se não for compreendida pode levar em instantes a agressividade.

É comum que a agitação surja antes da agressividade, por isso você deve agir de forma adequada e em tempo.

Se o idoso apresentar uma crise de agitação, como por exemplo: falar alto, querer fugir de casa, tirar roupas do armário, ficar andando pela casa, mexer sem parar em objetos da casa, dizer que foi roubado, repetir a mesma frase sem parar, entre outros, recomendo 10 estratégias para agir prontamente:

♟ ♟ ♟ ♟ ♟

10 Estratégias para Agitação em Idosos com demência Alzheimer

♟ ♟ ♟ ♟ ♟

10 Estratégias

Estratégia 01

Calma e postura.

Aconteça o que acontecer fique calmo e firme. Não se deixe descontrolar e ficar de sangue quente perdendo a compostura. O doente com demência se comporta dessa forma pois perde a capacidade cognitiva de se controlar, de discernir e muitas vezes acredita que está fazendo o correto. Já você tem todos os recursos emocionais para ter paciência e lidar com a situação. Use um tom de voz baixo e amigável. Seja o melhor amigo de seu idoso. Inspire confiança e ouça. Abraços, carinho e palavras gentis ajudam muito.

♟ ♟ ♟ ♟ ♟

Estratégia 02

Segurança é fundamental.

Preze pela segurança do idoso. Conversas acaloradas, perto de facas, objetos que podem ser arremessados, mesas de vidro, tapetes, locais com risco de queda, na rua e com pessoas estranhas devem ser evitados. Mas se acontecerem é sua responsabilidade conduzir o idoso para um local seguro de preferência sentado com uma almofada no colo.

♟ ♟ ♟ ♟ ♟

Estratégia 03

Olho no Olho.

Busque sempre o contato visual com o doente. Se apenas palavras não estão conseguindo acalmá-lo, dê as mãos e pergunte se ele sabia que você o ama. Aguarde uma resposta. Se for o caso pergunte novamente.

Se a resposta for sim, que já sabia. Confirme que ama e fale muitas qualidades.

Se a resposta for que não sabia. Fale então que sempre quis dizer que ama e conte uma história agradável.

♟ ♟ ♟ ♟ ♟

Estratégia 04

Foco.

A mesma técnica usada com crianças birrentas pode ser usada aqui, respeitando as idades. Deixe o idoso fazer o que quiser, se não prejudicar a ele e a outra pessoa, procure distraí-lo, atraindo sua atenção para algo tranquilo e agradável. Jogo, notícia, música etc. Ninguém resiste a frase. “Você sabe da última?”

♟ ♟ ♟ ♟ ♟

Estratégia 05

Libere a energia.

Estimule a autonomia do idoso, dando liberdade para que ele desenvolva algumas atividades sozinho, dessa forma ele vai gastar toda sua energia de uma forma positiva. Caminhadas, treinos cognitivos, estratégias ocupacionais, tarefas domésticas, conversar com parentes por telefone etc. Lembrar da calma e da segurança.

♟ ♟ ♟ ♟ ♟

Estratégia 06

Interagir.

Agir junto. Use as palavras de ouro: Nós, Vamos? Podemos? O que acha de? Qual sua opinião?, O que me diz?

Colabore para o idoso se sentir importante, pertencido e protegido. Proponha fazer coisas juntos e valorize tudo que ele falar. Conseguindo essa interação pode propor simular a respiração de forma lenta e calma em conjunto. Acalmando e conquistando confiança.

♟ ♟ ♟ ♟ ♟

Estratégia 07

Ambiente Positivo.

O ambiente familiar para quem tem uma demência deve ser relaxante, tranquilo e positivo, por isso mantenha o idoso afastado de situações e pessoas que o deixem ansioso e agitado;

Evite o contato com diferentes estímulos, como barulho de TV, rádio, buzinas etc. Esses sons podem deixar o idoso nervoso e desorientado, levando a crises de agitação. Também é indicado evitar bebidas que possuem cafeína ou demais estimulantes, como o álcool;

♟ ♟ ♟ ♟ ♟

Estratégia 08

Programação Diária.

É responsabilidade do familiar cuidador programar as atividades do dia ou semana. Respeitando e considerando o que o idoso gosta de fazer, evitando desconfortos e crises. Ter esse planejamento em forma de calendário é uma boa pedida para que o idoso possa exercer sua noção de tempo e espaço;

♟ ♟ ♟ ♟ ♟

Estratégia 09

Converse junto.

Evite falar sobre o doente em sua presença, sem que ele esteja participando da conversa. Mesmo que ele se mostre ausente, é possível que entenda e se frustre com o que foi falado. Envolva na conversa! Lembra das palavras de ouro? Estratégia 06.

♟ ♟ ♟ ♟ ♟

Estratégia 10

Paciência, paciência e paciência.

Estratégias são como musculação na academia. No início dói e você acha que não vai conseguir. Mas com prática e ajuda, vai aprendendo e se adaptando. Não inverta os papeis e infantilize. Sua mãe será sempre sua mãe e nunca trate como sua filha. Para o bem da sua saúde mental se mantenha no papel. Tenha paciência e quando perder, tenha mais paciência e por último resgate o que sobrar da paciência.

Seu papai ou mamãe cuidou de você por décadas, agora é sua vez de agradecer.

♟ ♟ ♟ ♟ ♟

♟ ♟ ♟ ♟ ♟

♟ ♟ ♟ ♟ ♟

LEIA MAIS:

Deixe seu comentário construtivo...

Leia Mais

Treino Cognitivo - Carnaval 2021
Treino Cognitivo
Marcelo Godinho

Treino Cognitivo – Carnaval 1

💪🧠 Treino 🧠💪 Cognitivo Semanal Carnaval 1.   O CARVAVAL vai ser em casa? Vamos nos divertir mesmo assim!!! Treine seu cérebro achando os 22 erros

Leia Mais »
Treino Cognitivo - Algo Diferente 9
Treino Cognitivo
Marcelo Godinho

Treino Cognitivo – Algo Diferente 9

💪🧠 Treino 🧠💪 Cognitivo Semanal Ache algo Diferente   Em um gigantesco milharal, estão vários corvos.   No meio deles, bem escondido, temos três coisas

Leia Mais »
Irinea 6
Homenagem Póstuma
Marcelo Godinho

Irinéa Aparecida Marques Cavalcanti

23/07/1929. 15/01/2022. 🏵 Celebrando a Vida de Irinéa. Irinéa Nascida em 23 de julho de 1929, na cidade de Piracanjuba, Goiás. Veio morar em Goiânia

Leia Mais »

Se Inscreva!

Deixe uma Mensagem.

Erro: Formulário de contato não encontrado.